segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

AVISO!

Nesta quarta-feira, 26, haverá uma reunião às 14h:00mim na Ufma. Todos os estudantes interessados devem comparecer, para deliberação referente a vinda do reitor no dia seguinte, 27.

FELIZ NATAL




O INFORMATIVO UFMA DESEJA A TODOS OS SEUS VISITANTES UM NATAL MARAVILHOSO! QUE NESTA DATA O VERDADEIRO SENTIDO POSSA SER CELEBRADO. QUE O MENINO JESUS ENCONTRE LUGAR EM TODOS OS CORAÇÕES PARA NASCER!FELICIDADES A TODOS!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A Vitória de uma Batalha !!!

Os estudantes foram atendidos. Na noite do dia 18, terça-feira, após uma reunião com o assessor de interiorização Cândido Medeiros, que representou o reitor no encaminhamento das negociações, os estudantes tiveram suas propostas aceitas e na presença da imprensa foi assinado um documento no qual a reitoria se compromete a cumprir em prazos determinados as reivindicações dos alunos. A vinda do reitor, Natalino Salgado, ficou agendada para dia 27 deste mês. “Os alunos, segundo o assessor, tiveram a percepção de que a nova administração da UFMA tem feito tudo para atender às demandas daquele Campus e decidiram dar um voto de confiança à nova reitoria da UFMA”. Agora, estes mesmos alunos esperam não ter nenhuma surpresa.

domingo, 16 de dezembro de 2007

INFORMATIVO URGENTE DE ESCLARECIMENTO

Sabendo de nossa responsabilidade em informar o que esta acontecendo no campus II da UFMA-CCSST e do dever inadiável de fornecer o máximo de informações para que esta se intere dos fatos, vimos mais uma vez esclarecer alguns aspectos do episodio ocorrido na sexta feira ultima no I Simpósio de Comunicação Social. Porem, antes de prestar os devidos esclarecimentos vamos a um breve resumo dos fatos:
Conforme é do conhecimento de todos enfrentamos uma serie de problemas estruturais dentro da UFMA-CCSST, problemas esses que nos fez, através de consulta popular e apoio da maioria dos acadêmicos, acampar nas dependências físicas de nossa universidade até que o Magnífico Reitor (sic) Natalino Salgado venha a publico e se comprometa em nos fornecer o que é nosso de direito. Não pedimos mais do que isso: DIREITO A EDUCAÇAO PUBLICA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
Reiteramos ainda que faz parte do nosso dever enquanto cidadãos lutar por melhores condições de vida e pespectivas profissionais lembrando que se não fosse as causas populares ainda estaríamos sob código de hamurab babilônico e que somente através da desobediência civil conseguimos ter a Revolução Francesa.
Nossa luta então se faz de modo organizado e não isolado pois já contamos com apoio de vários segmentos da sociedade civil e representantes políticos da região.
Pois bem, infelizmente, na ultima sexta feira presenciamos o comportamento infantil, sem noção e individual de cinco ou seis ditos acadêmicos que por não terem qualquer compromisso com nossa universidade e preocupados apenas com seus diplomas de bacharelados resolvem agredir moral e fisicamente membros ativistas do movimento.Esses ditos acadêmicos (todos concursados e nos últimos períodos) berram a plenos pulmões que não estão nem aí para a UFMA-CCSST e que a eles só interessa o retorno imediato de aulas, “nem que para isso se corra o risco do prédio desabar ou não aprender os conteúdos direito”.Quanta mediocridade.
Mal sabem esses colegas que uma universidade publica é um espaço democrático e que por isso deve ser respeitada toda e qualquer forma de manifestação legitima, principalmente se apoiada pela ampla maioria.
Nosso Movimento é de ordem pacifica e não temos intenção de agir violentamente contra qualquer um que se manifeste contrario, no entanto devemos lembrar que o interesse individual de meia dúzia não pode ser imposto sobre a maioria, e por isso convidamos qualquer um para se fazer presente nas reuniões e juntos debatermos soluções para nossos problemas.Interamos também que atos da natureza desses ditos acadêmicos individualistas são de caráter conservador e fascista, fruto de uma alienação permanente, que prima em defender apenas um interesse pequeno-burguês que é o de usar seu poder físico ou financeiro sobre os demais.
Sem duvida nesses últimos dias temos aprendido lições que ficaram para o resto de nossas vidas e que com certeza teremos o maior prazer em dividir com nossos filhos, um deles: Acreditar “que basta ser sincero e desejar profundo, juntos seremos capazes de sacudir o mundo.” DA LUTA DO POVO NINGUEM SE CANSA!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

FARINHA DO MESMO SACO!

Supresa?! Aconteceu! Ainda pouco um informante do movimento estudantil da UFMA presenciou algo tão lamentável quanto decepcionante. No aeroporto estavam o Diretor do campus de Imperatriz e o reponsável pelo projeto de interiorização da Universidade - professor e assessor Cândido. Poderiam está em uma competição de quem era o mais cínico ou o mais falso. Mas não era isso, ambos trocavam figurinhas sobre o dia que Cândido esteve com os estudantes. Entre outras coisas, chacoteram do grito de guerra dos estudantes e numa atitude imoral se referiram a eles como moleques e vagabundos. Jeferson falou da sua tranquilidade, afinal de contas para ele os estudantes vão desistir logo. Bom! Já que eles estão fazendo palhaçada, chegou a hora dos estudantes montarem o circo. No picadeiro, o gestor incopetente que nem tenta mais equilibrar o campus caido, se acha muito esperto. Vejamos como se sai na corda bamba. O assessor farsante entrou na jaula disfarçado. Agora que seu disfarce caiu, talvez não seja tão seguro dançar por aqui. Qual dos dois é pior? Difícil,né?

Visita de CÃNDIDO

Hoje durante a manhã e a tarde,o responsável pela interiorização da UFMA esteve no CCSST conversando com os estudantes do movimento "quem sabe faz a hora".Ele declarou que a maioria dos problemas relatados dos 6 cursos da UFMA de Imperatriz estavam chegando ao seu conhecimento naquele momento.Cândido ouviu,leu e dialogou com os alunos todas as reivindicações presentes na pauta entrege a ele e a todos os outros que visitaram o acampamento.Com isso,foram estipuladas metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo pela reitoria,mas os problemas ainda não foram solucionados por completo.Ele resolveu levar a pauta até o Prof.Natlino Salgado e a resposta será aguardada até a próxima semana.Portanto, o acampamento continua e o convite para Natalino vir dialogar também com os estudantes continua.

Educação x protesto sem noção

Ontem à noite,enquanto ocorria o I Simpósio de Comunicação Social no CCSST,alunos que espalham pelos 4 cantos da UFMA a seguinte afirmação "eu quero é me formar",adentraram no auditório e não deixaram que a palestra com Walter Rodrigues ocorresse.Se não bastassem os apitos e cartazes,um aluno desse grupo agrediu a um professor do curso de jornalismo que só se salvou porque outro professor consegui segurar o aluno incoerente e sem noção da importância do evento que ocorria.
Se estes queriam reivindicar o direito de "ter aula" poderiam procurar outros meios e momentos,já que o Simpósio não tem ligação com o nosso movimento.Estes alunos podiam ter ao menos respeitado o trabalho da comissão de organização , o professor Agostinho e o palestrante da noite.
Queremos reinterar que o nosso movimento é pacífico.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Conforme os últimos eventos ocorridos na UFMA em relação a paralisação dos estudantes de todos os cursos, é dever nosso vir a comunidade acadêmica e sociedade civil prestar alguns esclarecimentos a respeito de fatos ocorridos (ou que venham a ocorrer) durante a realização do I Simpósio de Comunicação Social da UFMA-CCSST. Como deve ser do conhecimento geral, nossa paralisação e posterior acampamento nas dependências físicas do campus já dura, contando a data de hoje, oito dias.
É com enorme pesar que sentimos enquanto estudantes ver nossa universidade sem mínimas condições de funcionamento e por isso decidimos tomar atitudes mais drásticas e com isso obter nossas reivindicações atendidas pelo reitor Natalino Salgado. Enquanto movimento estudantil nunca tivemos a menor intenção de tomarmos quaisquer decisões sem a devida consulta a classe estudantil e por isso sempre pautamos nossas ações com o amplo apoio de todos.
Infelizmente alguns alunos (cerca de meia dúzia que, diga-se de passagem, nunca participaram de qualquer reunião do movimento) numa atitude extremamente individualista e com ares de “revolta “ e “agressividade”, sem o menor respaldo da classe acadêmica, vêem a publico querer impor seus interesses individuais, conforme foi verificado na primeira noite do I Simpósio de Comunicação Social da UFMA-CCSST, organizado por professores e alunos da curso. Numa atitude extremamente ingênua esses alunos adentraram no auditório da nossa Instituição e munidos de apitos e cartazes com palavras de ordem desqualificaram um evento de suma importância para não só a comunidade acadêmica, mais também ao curso de jornalismo.
Vimos através desta nota expor nossa indignação a essa manifestação vazia, sem causa legitima e tola , feita por cerca de seis a oitos estudantes que numa total falta de noção prestaram uma desserviço a sociedade, primando por interesses próprios e alegando quererem “assistir aula”, esquecendo que uma universidade é feita por “Ensino, Pesquisa e Extensão”.
Outrossim, reiteramos nosso total apoio a realização do I Simpósio de Comunicação Social da UFMA-CCSST, bem como qualquer outra atividade de extensão ou de pesquisa feita na UFMA, que carece de atividades dessa natureza, motivo esse também que nos faz lutar por condições melhores.



MOVIMENTO ESTUDANTIL “UFMA”

Era uma vez estudantes que sairam da caverna. E olha só o que eles encontraram! Platão, platão...

"VAMOS FAZER NOSSO DEVER DE CASA. VAMOS CUSPIR TODO ESSE LIXO DE VOLTA EM VOCÊS"!





Talvez por isso não tenham coragem de colocar o nome da universidade nos muros: vergonha!






Ainda tem gente que diz "vocês não têm problemas"!






Isso nem é 10% dos problemas






Mais que palavras






Mais que palavras





terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mutirão de limpeza anima Campus domingo

Na manhã dominical do último dia 09, os alunos acampados na UFMA-CCSST realizaram um mutirão de limpeza. A questão não foi limpar o básico, foi concretizar uma vontade de ver a estrutura da instituição limpa profundamente. Os alunos reuniram aos rodos, vassouras e sabão, muita disposição e bom humor. Dividiram-se em grupos e estipularam horários para o cumprimento das atividades. O trabalho iniciou com a faxina das salas, depois prosseguiu com a lavagem do pátio e dos bancos, continuou com a recolhida de lixo dos jardins e dos baldes, tomou força com a higienização completa dos banheiros e encerrou com a limpeza da cozinha. Ressalta-se ainda que esse mutirão não foi o único recurso de asseio do movimento, apenas o ponto culminante deste. Todos os dias a “comissão de limpeza”- vale aqui parabenizá-la por seu trabalho conjunto com a “comissão de alimentação”- faz a manutenção, organização e higiene do local.

Waldir Maranhão visita acampamento do CCSST

Neste domingo, por volta de 13;30h, o acampamento do CCSST recebe a visita do deputado federal Waldir Maranhão. O Dep. manteve um discurso de solidariedade e apoio ao movimento. Também, comprometeu-se a encaminhar através da comissão de educação as reivindicações dos alunos do Campus-Imperatriz. Discurso bonito, porém de conteúdo ja conhecido pelos estudantes da UFMA. A visita de uma representação política dá legitimidade ao movimento. Contudo, estamos FARTOS de boa vontade, queremos AÇÃO!

Vinda do Profº Cândido CONFIRMADA!

Está confirmada para esta quarta, 12 de dezembro de 2007, a vinda do representante da UFMA-São Luís, Profº Cândido. A reunião está programada para as 09:00h. O local da reunião será o campus da UFMA de Imperatriz - MA. Será tratado, não apenas a situação do curso de Enfermagem, como querem colocar os representantes da UFMA, mas a situação de TODOS os cursos do campus Imperatriz.

Visita de Flávio Dino frustra alunos

Nessa segunda-feira, 10, os alunos acampados no Campus II da UFMA – Imperatriz- aguardavam com um pouco de ansiedade a visita do deputado federal Flávio Dino.
A reunião só veio a acontecer às 00h00min. A justificativa do deputado para que tal fato ocorresse em um horário tão atípico foi a de que estava em outras anteriormente. Isso ocasionou uma quebra na regra do horário estabelecido para o fechamento dos portões da universidade (23h00min). Mas isso foi necessário...
Mais triste e lamentável do que a situação do Campus II da UFMA é observar o que de fato têm feito nossos parlamentares... Desculpem-nos... Eles têm prestado uma solidariedade franciscana.
Só isso não basta! A solidariedade para quem já está há cinco meses sem aula, sem livros praticamente e muito menos professores é pouco... Chega a ser migalha. Sim, aceitamos a solidariedade, todavia necessita-se de ações concretas.
Chegou o momento da reunião. Todos, então, juntaram-se em uma sala para “conversar”. O Sr. Reitor Natalino Salgado falou conosco através do viva-voz do celular do deputado. Iniciou-se, para surpresa geral, um monólogo que pôde ser classificado de irritante, vazio e repetitivo. Por várias vezes o Sr. Reitor pediu compreensão. Compreensão nós temos sim, e por tê-la é que não aceitamos a situação presente e assim continuamos acampados.
Como um sopro de brevidade, a ligação foi encerrada sem que ao menos tivéssemos a chance de mostrar nossas opiniões. O Sr. Flavio Dino também não pôde nos escutar, pois já era “tarde da noite”.
Afinal, o que impede o Sr. Reitor Natalino Salgado de vir até nós? Será o temor de ver com os próprios olhos o quadro lastimável de nossa universidade? Ou será ao falta de comprometimento? Ou a falta de sustentáculos para agir?
Queremos a presença do Ilmo. Sr. Reitor Natalino Salgado aqui e o comprometimento dele conosco!
Somos educados e nosso movimento não é uma baderna. Porém se for preciso gritar, assim faremos.
Avisamos ao Sr. Reitor e a sociedade (como um todo) que estamos a esperar e vamos continuar reivindicando um direito básico: o de aprender com dignidade e em um local adequado e com condições próprias para tal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Os alunos acampados na Ufma receberão o Deputado Federal Flávio Dino

Ainda pouco os estudantes da Ufma reberam a confirmação de que o Deputado federal Flávio Dino irá ao acampamento hoje. O deputado se fará presente para manifestar seu apoio ao movimento e participar da busca de solução.

Membros dos CAs declaram que não vão seder a tentativas de desarticulação.

Estudantes divulgam pauta de reivindicações.


Desde o primeiro dia os estudantes sabem o que querem, por que, e para quando querem. Nas primeiras manifestações estavam sendo distribuídas pautas comuns que de forma geral apontava as deficiências do campus II da UFMA. Com tudo, a discussão estudantil e a necessária organização deram ensejo à elaboração da pauta completa. A referida pauta especifica as necessidades mais urgentes de cada curso.

REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA

1-Incentivo à pesquisa e extensão.
2-Laboratório de informática para as aulas da disciplina Informática aplicada à Educação que é da grade curricular do Curso.
3-Construção de salas com recursos pedagógicos, sala de leitura e brinquedoteca.
4-Promoção de convênios com escolas de educação infantil e fundamental das séries iniciais, visto que essa é uma das áreas de atuação do pedagogo.
5- Promoção de concursos para contratação de professores para compor o quadro efetivo do curso.
6- Reestruturação e informatização do sistema da Biblioteca do CCSST, para melhor controle e utilização.
7- Aquisição de um acervo bibliográfico mais vasto e atualizado para atender melhor a demanda.



REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO

1-Prestação de contas e entrega do prédio em construção do Curso.
2-Entrega, com urgência do Laboratório de produção visual para o terceiro período que se encontra sem aula desta disciplina.
3-Recuperação das vagas dos professores que foram embora.
4-Aquisição de um maior número de livros da Bibliografia do curso.
5-Promoção de concurso para contratação de novos professores para compor o quadro efetivo do curso.
6-Aquisição de mais recursos pedagógicos áudios-visuais (como datashows).
7-Estruturação de uma nova sala de vídeo, já que a atual não supre as necessidades que um espaço com esse intuito deveria.
8-Uma sala de informática com novos e mais computadores.
9-Novas salas de aula.


REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Revisão e atualização da grade curricular do curso.
Contratação de professores para sociologia, metodologia científica, economia, português instrumental.
Estímulo à pesquisa.
Datashows.
A instituição, por parte do coordenador do curso, de fato e de direito o colegiado do curso, com reuniões regulares, a fim de discutir os problemas e encontrar soluções.
A recuperação da estrutura física, uma vez que as turmas do 7º. e o 9º. período estão sem sala de aula, pois o seu bloco foi interditado devido ao risco de desabamento.
Maior compromisso por parte dos professores e da direção ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão junto à empresa júnior de Ciência Contábeis (contábil Júnior).
Contratação de professores efetivos, uma vez que não existem professores suficientes para as turmas do último período.
Maior compromisso por parte de alguns professores em relação ao horário e ao embasamento teórico a fim de promover aulas de qualidade.
A autorização para a efetivação de um projeto no qual os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis (Contábil Júnior), professores e a direção da Universidade Federal do Maranhão - CCSST possam expor todas as receitas e despesas da instituição.
Que o coordenador do curso cumpra com suas funções, uma vez que tem assumido uma postura de inoperância diante dos problemas que o curso enfrenta. Tais problemas vão desde o lançamento das notas até questões como a definição e o cumprimento de horários de aula.
Aquisição de bibliografia, pois a que existe não atende a demanda.

REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Contratação de professores efetivos no quadro de professores de Engenharia de Alimentos.
Urgência na construção do novo campus, já que o que é utilizado encontra-se em condições não favoráveis ao bom andamento das aulas curso.
Incentivo às atividades de pesquisa tecnológica, uma vez que o curso não possui nenhuma bolsa para alunos da fundação de Pesquisa do Estado (FAPEMA) sendo que este é o único curso do campus de nível tecnológico.
Melhor estruturação do laboratório de Engenharia de Alimentos, para que os alunos possam de fato atingir o nível de pesquisa que cabe ao curso.
Restaurante universitário e casa de estudante, atendendo a necessidade de alunos que moram em regiões distantes da universidade.
Laboratório de informática equipado e que tenha condições de atender a demanda de alunos para que as aulas de computação que deveriam ter sido ministradas no primeiro período possam ser realizadas, favorecendo os alunos que precisam dessas aulas para a efetuação de trabalhos.
Estruturação do atual campus para comportar os alunos do curso, enquanto o outro campus não é construído.
A aquisição de mais recursos audiovisuais, uma vez que o campus II conta apenas um data-show para atendera a demanda de todos os cursos.


Aquisição de novos livros e agilização no processo de liberação de novos livros, de todas as áreas do curso, que ficam retidos em São Luís;
REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE ENFERMAGEM

Coordenador para o Curso de Enfermagem.
A formação de um convênio com uma instituição de ensino superior, em caráter temporário, para que as aulas que se encontram paralisadas há quatro meses devido a falta de material no laboratório (referente a todas as disciplinas) sejam reiniciadas. Tal convênio deve ser feito com urgência, atendendo a necessidade das aulas práticas, prazo para que os laboratórios da instituição que foram destinados ao curso sejam devidamente equipados, de maneira a atender todas as necessidades do Curso de Enfermagem.
Convênio com a Prefeitura Municipal de Imperatriz e cidades vizinhas, de forma a garantir os estágios, uma vez que esse convênio não existe e a prefeitura pode impedir a entrada dos estudantes em unidades de saúde a qualquer momento.
Contratação de técnicos de laboratório, pois essa função tem sido desempenhada por professores, com o auxílio de alunos.
Contratação de professores efetivos uma vez que o quadro atual não supre a necessidade do curso.
A construção do novo Campus que abrigará o Curso de Enfermagem, com a exibição da carta de doação do terreno e prazo de entrega da obra.
Construção de novos laboratórios, uma vez que até o fim do próximo ano serão 5 (cinco) turmas, que com mais de 13 (treze) disciplinas que necessitam de práticas laboratoriais, sendo inviável a manutenção dessas disciplinas apenas nos dois laboratórios disponíveis no atual Campus.



REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE DIREITO
1. Contratação de professores efetivos em número suficiente para suprir a necessidade de todos os períodos do curso.2. Reformulação da grade curricular.3. Atualização do acervo bibliográfico.4. Disponibilização de sala e materiais para o total funcionamento de um núcleo de práticas jurídicas, como um escritório modelo

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Resposta ao Blog de Direito (http://direitoitz.blogspot.com)

Prezados(as) organizadores(as) do Blog de Direito da UFMA

Das questões básicas:

Em primeiro lugar é de fundamental importância compreender o porquê da existência de um Movimento Estudantil que defende a Educação Pública, gratuita, de qualidade e para todos: simplesmente a Educação Pública (UFMA, CAMPUS II) não satisfaz, sequer, o que é dado de direito (Ver constituição). Reivindicação mais do que justa e, além do mais, solidária.É realmente válido denunciar a situação de orgia que se encontra a administração da UFMA, em Imperatriz, mais válido ainda reconhecer a situação de descaso de alguns positivistas kelseanos burgueses com a causa do Movimento Estudantil.

Das Crianças e orgias

As crianças não estão, a bem da verdade, dentro do Campus II. Já saíram e estão debaixo da saia de suas mães, reclamando o fato de não poder terminar o período e partir pras orgias de férias.

Da situação

A situação deplorável de UFMA não é nova, é antiqüíssima, e obriga-nos (estudantes da UFMA e sociedade imperatrizense) a tomar posições que vão de encontro com o interesse de individualistas: É fato.

Dos irresponsáveis

Os irresponsáveis são aqueles que não conseguem, sequer, fazer uma reflexão altruísta e pesar na balança a necessidade histórica de se reivindicar todas as questões pertinentes e atinentes das necessidades reais de seus cursos e da Universidade Federal do Maranhão.

Dos verdadeiros universitários

Os verdadeiros universitários não conseguem dormir ao depararem-se, todos os dias, com uma UFMA sucateada e com a morosidade dos processos burocráticos que dependem, além das questões legais, de uma dose de vontade política e sensibilidade social.

Obs: A formação acadêmica é um trabalho honrado, mas sem a criticidade e a sensibilidade social e o suplantar dos interesses individuais pelo interesse coletivo não existe Universitário.
Saudações Estudantis do Movimento Estudantil "Quem sabe faz a Hora".

Este é o blog dos ditos estudantes de direito da UFMA (http://direitoitz.blogspot.com/)

OITO MILHÕES EMPENHADOS! E OS TRÂMITES LEGAIS?

Esta tarde o movimento estudantil recebeu o vice-governador Pr. Porto e o deputado federal Sebastião Madeira. Inicialmente os alunos apresentaram as reivindicações e tentaram explicitar o sucateamento da universidade. Após a exposição da interminável lista de problemas, o Pr. Porto explicou "que não tem papel de executivo", mas deixou sua solidariedade e o compromisso de interceder junto ao reitor.
O deputado Madeira iniciou seu discurso rememorando as relações com o Campus de Imperatriz e enfatizou suas contribuições desde o ano de 1997. Relembrou a vistoria feita pelo MEC na época, que resultou numa ameaça de fechamento dos cursos de Direito e de Ciências Contábeis, em virtude de problemas semelhantes aos de hoje. O que aconteceria se o MEC resolvesse dar as caras por aqui?
Sebastião Madeira afirmou ter sido criadas expectativas falsas com a vinda do Presidente Lula a Imperatriz, pois nada se tinha de concreto, "nem ao menos um terreno para construção do novo Campus". O deputado informa que os oito milhões estão empenhados, "isso significa que o recurso está garantido" e para o recebimento é necessário trâmites legais por parte da administração da universidade. Afirmou ainda que os recursos devem ser geridos pela própria UFMA e não por fundações como a Sousândrade.
Ao término das revelações, Madeira disse que por ser amigo de Natalino Salgado fará uma ligação para o reitor solicitando a presença dele no campus. Ao receber as reivindicações por escrito (mesmo reconhecendo a extrema urgência) pediu que enxugassem, pois "na negociação que se quer o ótimo, não se tem nada". Os alunos convictos de suas idéias, rejeitaram a sugestão do deputado.
A exemplo do vice-governador, o deputado também se aproveitou do espírito "NATALINO" , deixou sua solidariedade e incentivou os alunos a permanecerem firmes no movimento estudantil.

Informação é tudo!


Em conversa com alguns estudantes acampados no Campus de Imperatriz, o Diretor do Centro afirmou que Enfermagem é o único curso que realmente está sem condições de continuar funcionando, pois estão faltando professores e laboratório para as aulas práticas, tendo assim, o direito de fazer reinvidicações. Por ser o Diretor, ele deveria informar-se sobre o que está acontecendo: então o fato de o curso de Jornalismo, 3º período, está assistindo pouquíssimas aulas por semana, o abandono de cargo do professor do 2º período, também de Jornalismo, ou a salas interditadas por risco de desabamento do curso de Engenharia de Alimentos, a falta de um Núcleo Jurídico para a área de Direito, não significa nada?

ESCLARECER PARA ENTENDER


Tv Mirante entrevista aluno do curso de Jornalismo do Campus de Imperatriz. Foram abordados os seguinte assuntos: objetivo da paralisação, término desse movimento, expectativas dos alunos em relação a providências da reitoria em São Luís. O estudante José Luís da Costa esclareceu de maneira precisa sobre o propósito do movimento de paralisação. A participação e o apoio dos universitários são essenciais. Colaborem. Deixem de lado o orgulho e o egoísmo, a UFMA é para todos. Os beneficios de uma Universidade democrática, organizada e engajada servirão para todos, seja de DIREITO, Pedagogia, Contabéis.

UFMA RECEBE VISITA DE "ESTRELAS"


O vice-governador, Pastor Porto, visitará ,hoje às 17 horas, o campus da UFMA em Imperatriz. Haverá ,ainda, a presença do Deputado Federal Sebastião Madeira. Os dois líderes políticos querem conhecer de perto os objetivos do Movimento Estudantil. Os representantes de cada curso explanarão sobre as dificuldades dos Centros Acadêmicos do Campus de Imperatriz.
Para a Programação Cultural de hoje está previsto:
15:00 h - exibição de um filme: Os Educadores.
17:00 h - debate sobre o Significado da Universidade nos dias atuais. Contará com a participação do ProfºMsc. Siney Ferraz (Historiador e Escritor) da UEMA.

ESTOU A DOIS PASSOS DO PARAÍSO







Não é exagero, nem fofoca, nem ficção sobre o estado de plena riqueza da UFMA-Campus de Imperatriz. Estamos propondo uma caminhada pelo nosso maravilhoso e bem cuidado Campus. Venha conhecer. "Não é feitiçaria, é tecnologia".

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Noite calma no CCSST

Depois de mutio diálogo e conversa, a noite dessa ultima quinta feira foi mais calma que a anterior,contamos com novas adesões e deixamos claro que o movimento é contra qualquer tipo de baderna.Uma comissão saiu às ruas para distribuir panfletos e explicar para a sociedade o verdadeiro motivo da paralização....
O principal objetivo é buscar um ensino publico de qualidade.A responsabilidade e consciência estão presentes,por isso a luta é para que a UFMA possa encaminhar ao mercado profissionais aptos para suas devidas profissões.Formando assim;pedagogos,contadores,jornalistas,enfermeiros,bacharéis em Direito e engenheiros de alimentos que possam ter não apenas passado pela universidade,mas se imbuído de um espirito critico e participativo dos debates levantadas nesta e para esta.Por isso,você que ainda não se engajou no movimento....Venha!!!Juntos somos força e somos voz!!!

A NOITE É NOSSA!

Haverá esta noite no campus II da UFMA apresentação de filmes e documentário para os acadêmicos e para a comunidade em geral, a partir das 19h. Os filmes tratarão da realidade político-ideológica, dos movimentos estudantis bem sucedidos, entre outros assuntos.

REAÇÃO ESTUDANTIL




Estudantes do campus II da UFMA declaram que não vão se render ante ameaças e tentativas desarticulação por parte de uma minoria descompromissada com a ensino superior gratuito de qualidade.
Os acadêmicos do movimento testemunharam uma tentativa mediocre do Diretor do campus de dividir o movimento. Dr. Jeferson quis convencer alguns alunos de que a causa é apenas do curso de enfermagem. Todos devem saber que manifestação reuni todos os Centros Acadêmicos cada um com suas respectivas reivindicações. A paralização é de todos os seis cursos da UFMA de Imperatriz. E a luta é pelo o bem de toda a sociedade brasileira. A luta é de TODOS!

OS ALUNOS ACORDAM CEDO PARA LIMPAR CAMPUS II DA UFMA

Os estudantes acampados na UFMA estão nesse instante terminando a limpeza do Campus e se preparando para tomarem café. Eles permanecem firmes em manter a organização e a higiene do ambiente. Após a refeição da manhã os estudantes irão se reunir em três grupos para deliberarem sobre o movimento. Em seguida todos irão para o auditório fazer uma reunião geral.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

ALUNOS DA UFMA MOVIMENTAM O CAMPUS DURANTE O ACAMPAMENTO!


A comissão de cultura da manifestação estudantil da UFMA - Campus II está organizando eventos e atividades culturais para a sociedade durante o período do acampamento. Estão previstos para essa semana sessões de cinema, exposições de fotos, recitais e concurso de melodias. Tudo isso acontecerá de acordo com a programação de atos necessários para a manifestação pública.

ESTUDANTES FAZEM REFEIÇÕES NO CAMPUS


Uma comissão de alimentos está responsável por arrecadar e preparar alimentos para meter os estudantes acampados. Os estudantes estão fazendo a refeição da manhã, da tarde e da noite no campus. A alimentação tem sido custeada por doações de colaboradores e por dinheiro arrecadado pela equipe de finanças.

O MOVIMENTO ESTUDANTIL CRESCE!

Nesse momento os estudantes da UFMA estão se acomodando para dormir. O número de alunos que estão acampados hoje é o dobro da noite anterior. O movimento ganhou a adesão de alguns universitários que não estavam na assembléia deliberativa. Nessa quarta-feira,5, uns poucos alunos resistiram a paralisação. Contudo a maioria demonstrou que a democracia tem valor. Não houve aulas, mesmo por que as salas estavam ocupadas pelas barracas.

NÃO SE ENGANE: SAIBA A VERDADE

Os estudantes desejam esclarecer à sociedade que a manifestação estudantil não é causa isolada de um curso, como se tem veiculado nas mídias. A manifestação envolve todos os centros acadêmicos e seus respectivos cursos. O motivo do erro na informação é que as manifestações começaram com o curso de enfermagem, que hoje se encontra extremamente prejudicado em relação aos outros. Portanto, considerando a falta de estrutura da UFMA em Imperatriz, todos os cursos se uniram para reinvidicar melhoras para educação pública universitária, que deve ser gratuita e de qualidade. O compromisso com a sociedade é a principal motivação!

Notícia da hora!

As lideranças do Movimento Estudantil da UFMA estão neste momento em deliberação a respeito do movimento. Reunidos na Empresa Jr de Contabéis do campus, os estudantes dão prosseguimento ao processo de paralisação. Participam da reunião além dos alunos da UFMA, alguns estudantes da UEMA- campus de Imperatriz. Do encontro deve sair um documento com as principais reinvidicações dos cursos.

Notícia da hora!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Alunos decidem por paralisação ! ! !

Em assembléia geral os alunos da UFMA-campus II- decidiram fazer uma paralisação e acaparam no campus. A decisão, votada nessa teça feira, 4, foi tranqüila e recebeu o apoio aprocimado de 99% dos votantes. Muitos alunos já estão dormindo na UFMA e a tendência é que a adesão aumente.
Durante a assembléia, enquanto um professor se manifestava a favor do movimento, a luz do bloco em que os estudantes estavam foi cortada. Para a surpresa do mal intencionado o corte de luz deu mais energia aos alunos, que proseguiram em viva voz e depois seguiram para um bloco iluminado, onde resolveram pela paralisação.
Isso decidido os estudantes se dirigiram ao auditório do campus, onde foram orientados pelas comições de oraganização a respeito da estruturação do acampamento. Em seguida os estudantes se alojaram e encerraram a noite ao som de vóz e violão de estudantes da casa.

Importante! --->> A paralisação não tem data para terminar. Os estudantes intencionam continuar até serem atendidos em suas reinvidicações.
Estudantes fecham sinal para serem ouvidos.



Acadêmicos da UFMA convidam a sociedade para se

unirem ao movimento.


Estudantes se concentram na entrada do campus.

Manifestação de rua!

Nesta manhã, terça-feira, 4 de dezembro de 2007, os estudantes da UFMA -campus II- foram às ruas de Imperatriz-Ma manifetar idignação. O motivo foi a necessidade de reclamar reposta e atitude de tantos quantos forem responsáveis pelo desmantelo que vivem os cursos do campus II da UFMA.
A passeata pública foi um sussesso em termos de moblilização, os estudantes demostraram paixão e empenho. A todo tempo bradavam e apitavam, comunicando em bom tom a todos que vissem, que não há mais possibilidade de silêncio ante promessas vazias e desrrespeitos.
O fim da passeata aconteceu com a concentração dos estudantes em frente a entrada do bloco da sala do reitor do campus. Ao som de dois carros de som os alunos da UFMA cantaram um irônico "parabéns" envolta da placa que registra a visita do presidente ao Campus, inaugurando o progeto de expanção - ou seria inchaço?- das universidades.