segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Estudantes divulgam pauta de reivindicações.


Desde o primeiro dia os estudantes sabem o que querem, por que, e para quando querem. Nas primeiras manifestações estavam sendo distribuídas pautas comuns que de forma geral apontava as deficiências do campus II da UFMA. Com tudo, a discussão estudantil e a necessária organização deram ensejo à elaboração da pauta completa. A referida pauta especifica as necessidades mais urgentes de cada curso.

REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA

1-Incentivo à pesquisa e extensão.
2-Laboratório de informática para as aulas da disciplina Informática aplicada à Educação que é da grade curricular do Curso.
3-Construção de salas com recursos pedagógicos, sala de leitura e brinquedoteca.
4-Promoção de convênios com escolas de educação infantil e fundamental das séries iniciais, visto que essa é uma das áreas de atuação do pedagogo.
5- Promoção de concursos para contratação de professores para compor o quadro efetivo do curso.
6- Reestruturação e informatização do sistema da Biblioteca do CCSST, para melhor controle e utilização.
7- Aquisição de um acervo bibliográfico mais vasto e atualizado para atender melhor a demanda.



REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO

1-Prestação de contas e entrega do prédio em construção do Curso.
2-Entrega, com urgência do Laboratório de produção visual para o terceiro período que se encontra sem aula desta disciplina.
3-Recuperação das vagas dos professores que foram embora.
4-Aquisição de um maior número de livros da Bibliografia do curso.
5-Promoção de concurso para contratação de novos professores para compor o quadro efetivo do curso.
6-Aquisição de mais recursos pedagógicos áudios-visuais (como datashows).
7-Estruturação de uma nova sala de vídeo, já que a atual não supre as necessidades que um espaço com esse intuito deveria.
8-Uma sala de informática com novos e mais computadores.
9-Novas salas de aula.


REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Revisão e atualização da grade curricular do curso.
Contratação de professores para sociologia, metodologia científica, economia, português instrumental.
Estímulo à pesquisa.
Datashows.
A instituição, por parte do coordenador do curso, de fato e de direito o colegiado do curso, com reuniões regulares, a fim de discutir os problemas e encontrar soluções.
A recuperação da estrutura física, uma vez que as turmas do 7º. e o 9º. período estão sem sala de aula, pois o seu bloco foi interditado devido ao risco de desabamento.
Maior compromisso por parte dos professores e da direção ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão junto à empresa júnior de Ciência Contábeis (contábil Júnior).
Contratação de professores efetivos, uma vez que não existem professores suficientes para as turmas do último período.
Maior compromisso por parte de alguns professores em relação ao horário e ao embasamento teórico a fim de promover aulas de qualidade.
A autorização para a efetivação de um projeto no qual os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis (Contábil Júnior), professores e a direção da Universidade Federal do Maranhão - CCSST possam expor todas as receitas e despesas da instituição.
Que o coordenador do curso cumpra com suas funções, uma vez que tem assumido uma postura de inoperância diante dos problemas que o curso enfrenta. Tais problemas vão desde o lançamento das notas até questões como a definição e o cumprimento de horários de aula.
Aquisição de bibliografia, pois a que existe não atende a demanda.

REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Contratação de professores efetivos no quadro de professores de Engenharia de Alimentos.
Urgência na construção do novo campus, já que o que é utilizado encontra-se em condições não favoráveis ao bom andamento das aulas curso.
Incentivo às atividades de pesquisa tecnológica, uma vez que o curso não possui nenhuma bolsa para alunos da fundação de Pesquisa do Estado (FAPEMA) sendo que este é o único curso do campus de nível tecnológico.
Melhor estruturação do laboratório de Engenharia de Alimentos, para que os alunos possam de fato atingir o nível de pesquisa que cabe ao curso.
Restaurante universitário e casa de estudante, atendendo a necessidade de alunos que moram em regiões distantes da universidade.
Laboratório de informática equipado e que tenha condições de atender a demanda de alunos para que as aulas de computação que deveriam ter sido ministradas no primeiro período possam ser realizadas, favorecendo os alunos que precisam dessas aulas para a efetuação de trabalhos.
Estruturação do atual campus para comportar os alunos do curso, enquanto o outro campus não é construído.
A aquisição de mais recursos audiovisuais, uma vez que o campus II conta apenas um data-show para atendera a demanda de todos os cursos.


Aquisição de novos livros e agilização no processo de liberação de novos livros, de todas as áreas do curso, que ficam retidos em São Luís;
REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE ENFERMAGEM

Coordenador para o Curso de Enfermagem.
A formação de um convênio com uma instituição de ensino superior, em caráter temporário, para que as aulas que se encontram paralisadas há quatro meses devido a falta de material no laboratório (referente a todas as disciplinas) sejam reiniciadas. Tal convênio deve ser feito com urgência, atendendo a necessidade das aulas práticas, prazo para que os laboratórios da instituição que foram destinados ao curso sejam devidamente equipados, de maneira a atender todas as necessidades do Curso de Enfermagem.
Convênio com a Prefeitura Municipal de Imperatriz e cidades vizinhas, de forma a garantir os estágios, uma vez que esse convênio não existe e a prefeitura pode impedir a entrada dos estudantes em unidades de saúde a qualquer momento.
Contratação de técnicos de laboratório, pois essa função tem sido desempenhada por professores, com o auxílio de alunos.
Contratação de professores efetivos uma vez que o quadro atual não supre a necessidade do curso.
A construção do novo Campus que abrigará o Curso de Enfermagem, com a exibição da carta de doação do terreno e prazo de entrega da obra.
Construção de novos laboratórios, uma vez que até o fim do próximo ano serão 5 (cinco) turmas, que com mais de 13 (treze) disciplinas que necessitam de práticas laboratoriais, sendo inviável a manutenção dessas disciplinas apenas nos dois laboratórios disponíveis no atual Campus.



REIVINDICAÇÕES DO CURSO DE DIREITO
1. Contratação de professores efetivos em número suficiente para suprir a necessidade de todos os períodos do curso.2. Reformulação da grade curricular.3. Atualização do acervo bibliográfico.4. Disponibilização de sala e materiais para o total funcionamento de um núcleo de práticas jurídicas, como um escritório modelo

Nenhum comentário: