sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Resposta ao Blog de Direito (http://direitoitz.blogspot.com)

Prezados(as) organizadores(as) do Blog de Direito da UFMA

Das questões básicas:

Em primeiro lugar é de fundamental importância compreender o porquê da existência de um Movimento Estudantil que defende a Educação Pública, gratuita, de qualidade e para todos: simplesmente a Educação Pública (UFMA, CAMPUS II) não satisfaz, sequer, o que é dado de direito (Ver constituição). Reivindicação mais do que justa e, além do mais, solidária.É realmente válido denunciar a situação de orgia que se encontra a administração da UFMA, em Imperatriz, mais válido ainda reconhecer a situação de descaso de alguns positivistas kelseanos burgueses com a causa do Movimento Estudantil.

Das Crianças e orgias

As crianças não estão, a bem da verdade, dentro do Campus II. Já saíram e estão debaixo da saia de suas mães, reclamando o fato de não poder terminar o período e partir pras orgias de férias.

Da situação

A situação deplorável de UFMA não é nova, é antiqüíssima, e obriga-nos (estudantes da UFMA e sociedade imperatrizense) a tomar posições que vão de encontro com o interesse de individualistas: É fato.

Dos irresponsáveis

Os irresponsáveis são aqueles que não conseguem, sequer, fazer uma reflexão altruísta e pesar na balança a necessidade histórica de se reivindicar todas as questões pertinentes e atinentes das necessidades reais de seus cursos e da Universidade Federal do Maranhão.

Dos verdadeiros universitários

Os verdadeiros universitários não conseguem dormir ao depararem-se, todos os dias, com uma UFMA sucateada e com a morosidade dos processos burocráticos que dependem, além das questões legais, de uma dose de vontade política e sensibilidade social.

Obs: A formação acadêmica é um trabalho honrado, mas sem a criticidade e a sensibilidade social e o suplantar dos interesses individuais pelo interesse coletivo não existe Universitário.
Saudações Estudantis do Movimento Estudantil "Quem sabe faz a Hora".

Este é o blog dos ditos estudantes de direito da UFMA (http://direitoitz.blogspot.com/)

28 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Casimiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália disse...

Como uma universitária do campus da UFMA, entendo todas as deficiências citadas, e concordo que nossa universidade encontra-se assim, como resultado de anos e anos em total descaso governamental. Concordo também que os novos cursos, usados como uma arma de campanha política, foram implantados sem a menor estrutura física para tal. Porém, se tinha ou não estrutura, hoje não importa. O curso está aí! Os alunos também, e eles necessitam terminar seu curso, e com qualidade. Todos nós somos merecedores de ensino, pesquisa e extensão. Lamentável são os alunos da UFMA saberem disso apenas em conceitos. Por que na realidade...
Porém, como aluna de Direito e acima de tudo cidadã de uma sociedade democrática, e acredito eu que tal democracia deve aferir-se nos orgãos educacionais no qual nossa universidade está inclusa. Discordo de outras coisas também. Chamam-nos de egoístas dentre outras coisas, porém os alunos lutam para terem aulas.. Não será egoísmo impor aos alunos que as tem, abrir mão dessas ínfimas aulas? Fui ao movimento, à passeata e me solidarizo com as causas do movimento. Logo também que eu sou tão prejudicada como qualquer outro.
Só que não venham me dizer que não foi imposição. Cadê o comunicado oficial da Assembléia? Cadê a ata da Assembléia? Aonde estão os mais de 50% dos votos da Assembléia? (Somente válidos, se os outros requisitos estiverem devidamente preenchidos).
Não será egoísmo tentar impor aos alunos do 9º período que já vindos de uma lendária greve federal, abram mão de suas aulas? Sendo que eles, já eram para estarem com o pé no bacharelado...

E não digam que o Centro Acadêmico de Direito aderiu ao movimento... Pelo o que eu saiba nenhum dos participantes da chapa perguntou aos alunos do curso se poderia aderir em nome deles.. Então particulamente os alunos aderiram. Não o C.A!

Não estou contra o Movimento. Estou contra como ele foi imposto. Sim, foi com muita boa-vontade.. Mas sem a menor organização e democracia. Ah, e já fiquei sabendo de turmas de Contábeis, Pedagogia e até própria Comunicação Social que mais de 80% da turma está revoltada com a imposição da paralisação.

Ouçam, conversem, cativem e respeitem acima de tudo, para serem merecedores de tal.

O meu total apoio ao movimento e desejo tanto por amizades sinceras com alunos do curso... como por solidariedade à nossa própria sociedade Imperatrizense, para formarem profissionais capacitados, a boa sorte no movimento. E que pelo menos, as reivindicações principais sejam atendidas com urgência. Mas meu repúdio à forma como a Assembléia foi organizada, validada e imposta.

Minha opinião extremamente pessoal.
=)

DJ Masa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DJ Masa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DJ Masa disse...

E aproveitando o tal do "clima", aproveito o espaço pra divulgar o blog do I SIMPÓSIO DE JORNALISMO DA UFMA/ITZ!

Visitem!
www.simposiojornalismo.blogspot.com

Clície Girassol disse...

Há muitas pessoas que pensam que tudo se resume a seu mundinho simplório e superficial. Que tudo acaba na próxima loja de coisas banais, ou nas festinhas da “elite de faz de conta”.
Quando esse tipinho de gente entra na universidade (de preferência a pública... Para honrar os anos de estudo naquelas escolinhas de “filhinho de papai”) acabam por achar que PENSAR é grudar a bunda na cadeira e ficar lendo aquela mentira que o professor passa na sala de aula.
Ora... O que se esperar dessas pessoas? Inteligência? Sim... A mórbida no máximo, quando essa existe. Cultura...? Sim... Aquela da Internet... Ou aquela adquirida na modinha dos livros de auto-ajuda ou GANHE DINHEIRO FÁCIL. Ultimamente esse deve ser o mais lido por alguns “coleguinhas” do Campus II da UFMA... Com sinceridade, não se deve esperar muito de tais. São apenas criaturas comuns, com seus carros comuns, suas vidinhas banais e perspectivas mercenárias.
A luta deles é vazia, assim como suas mentes. Precisaríamos deles na nossa? Dificilmente... Pois calados são poetas e seus ideais não passam de merda humana (as dos animais ainda servem para adubo...).
Se pensam que podem conosco, estão enganados. Somos fortes e melhores... Somos mais espertos, pois não é com textinhos esdrúxulos, recursos lingüísticos sem nexo e folhinhas para conseguir algumas assinaturas (aula no DORGIVAL? Piada...) que as coisas vão mudar para melhor.
Divididos, nos caímos, juntos levantamos... Mas a divisão parte deles e felizmente somos a maioria, para a salvação da honra estudantil...
Afinal, como estaria a CLASSE UNIVERSITÁRIA (a verdadeira) se fosse relegada a esses estudantes made in Taiwan? No mínimo no estado presente da UFMA Campus II.
Obrigado (a) Senhor por ainda haver esperança.

Direito UFMA Imperatriz disse...

carissímos colegas,é inegavel o direito que assiste a todos de lutarem por uma educação superior de qualidade.É patente a situção deplorável da Ufma como um todo,sobretudo dos novos curso instalados o que torna legitimo o interesse dos colegas de fazerem suas reivindicações,e para isso contaram e contam com o apoio do curso de direito e ai incluindo o terceiro período.É fato também,que os excessos cometidos,na ultima quarta feira,em virtude dos animus abalados, em razão do fervor da discusão foi algo lamentável uma vez que de uma forma indireta desvirtua o movimento,analisemos:a razão de ser do movimento aqui discutido é obter do poder público melhores condições tanto esruturais como humana,e na mais pessimista das pretensões ao menos professores para ministrarem aulas,nesa linha de raciocínio impedir alunos de exercerm o direito de assistirem aula é algo paradoxal,o que causou indiganação e fez os colegas questionarem a própria legitimidade da assembleia o que é compreensivel,uma vez ser notório a infíma quantidade de alunos do curso alí presentes,e não ser o apoio de nosso CA algo que efeitvamente represente o interesse da totalidade do acadêmicos de Direito.Mas enfim,nao estou aqui para apresentar culpados,uma vez que todos erraram,afinal para pessoas ditas intelectuais o diálogo ainda é um bom caminho.É de se repudiar também,as trocas de farpas,que mesmo de uma forma velada e leviana maculam a totalidade dos acadêmicos de ambos os cursos,não somos egoístas,apenas existem pessoas que acreditam na possibilidade de o movimento atingir seu fito sem cercear direitos de forma concomitante.É inaceitavél essas disputas via nety,que no fundo tentam aferir niveis de uma pseudo-inlectualidade.Meus queridos,esse não é o caminho a ser seguido para obtermos o que queremos,que sao objetivos demasiadamente nobres.Portanto,o interessante é que comunguemos das mesmas opiniões,sempre respeitando as opiniões diversas,afinal é isso que define o estado democrático de direito,sejamos racionais,e sobretudo deixemos essas infantilidades de lado,por que o resultado disso é somente engendrar inimizades,e acabar com as existentes..Boa sorte ao movimento...........................PEDRO ROCHA

Natália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália disse...

Clicie..
Para quem se julga tão inteligente é meio paradoxal um texto repleto de preconceitos, agressividade e generalização...

Posso não concordar com o que dizes, mas defendo o direito de dizeres.
Voltaire.

Direito UFMA Imperatriz disse...

querida clicie,quanta agressividade,palavras desmedidadas,algo não inerente a um perfil de universitária ou qualquer tipo que escolha a educação como caminho,deveria sim estar eivada de razoabilidade,sensatez,respeito.atributos que caracterizam pessoas educadas.Pode ser,que sejam mais inteligentes,melhores,pode ser que sejam superiores,pode ser que a opinião de pessoas que pertencem a essa instituição nao lhe interesse.São apenas conjecturas,porque nem eu,nem meus colegas,nem qualquer pessoa que você pretenda ofender pertecente ao curso de Direito se ache nessa posição,muito pelo contrário.É lamentável sua atitude,que só tem por escopo difundir a intriga o que não vai ajudar em nada o movimento.Deveria sim,expor suas razões a quem não concorda,com a pretensão de quem sabe obter o apoio das pessoas que não são favoraveis ao movimento,isso sim seria uma atitude que acrescentaria ao movimento em vez de vir a público desmerecendo a capacidade de quem não conhece e se jugando superior á uma parcela significativa de pessoas.Insisto em afirmar que esse não é o caminho.Naõ é promovendo intrigas,discuções,comparando pessoas que merecem todo o respeito com fezes.acredito sim,na conversa,no respeito ao próximo,no respeito ao pensamento contrários.Afinal não é porque um colega pensa diferente que vou agredi-lo,ja que denota tanta sagacidade,reflita sobre isso.A união sempre foi a propulsora na consecução das conquistas.NÃO é nos agredindo que o objetivo será alcançado.RESPEITO AS DIFERENÇAS ISSO SIM ENRIQUECE A SOCIEDADE....PEDRO ROCHA

Clície Girassol disse...

Caríssimos...
(Em resposta aos que responderam ao meu comentário...)
Em primeiro lugar, minhas palavras não são ofensivas, ou vulgares... Podem ser ácidas... Algo diferente. Posso afirmar que agressivo é o texto que circula na UFMA e que foi distribuído ontem por alguns contrários ao movimento. Se fossem palavras a altura de UM DEBATE EM BOM SENSO... Talvez não teria eu sido tão dura nas palavras... Poderia ter colocado sinônimos mais elegantes. Bom... De maneira alguma quis julgar-me inteligente, ou dizer que os colegas do movimento são assim, mas posso falar que diante da forma como os contrários estão se comportanto, isso assim se faz. A maneira como ontem alguns se portaram ao espalharem um certo texto (Mais parecido com um texto escrito para o programa da XUXA; qual a finalidade de tanto "X"?) é algo no mínimo digno de respostas precisas, curtas e ásperas.

Unknown disse...

É inegável que sejam exigidos os direitos estudantis aos quais todos os universitários têm direito, porém a luta por melhores condições de ensino seja usada para a realização de atos irresponsáveis, ofensas, expoisção ao ridículo, constrangimentos, ameaças... Acredito que outras medidas mais civilizadas deveriam ser tamadas e com certeza teriam o mesmo efeito. A causa é totalemente justa e porque não dizer louvável, pois temos pessoas que conhecem seus direitos e querem lutar para que eles sejam cumpridos, contudo, os meios utilizados para a reividicação desses direitos e a forma como esses meios estão sendo utilizados acredito eu que não sejam as melhores nem tampouco a mais correta nesse momento.

Unknown disse...

FUI AO MANIFESTO, ESTAVA COM PROJETO ELABORADO PARA ARRUMAR LABORATORIOS PROVISORIOS AO PESSOAL DE ENFERMAGEM ATÉ ACHAREM UMA SOLUÇÃO. PORÉM, RENUNCIO TUDO QUE ATE AGORA FIZ PELA CAUSA, QUE É EGOÍSTA!!!
QUEM CONCORDA EM PARALISAR NÃO TERÁ NENHUM DANO COM ISSO, DIFERENTEMENTE DE OUTRAS TURMAS (COMO A MINHA DE JORNALISMO 1º PERIODO)...ACHO IDIOTICE (É ESTA MESMO A PALAVRA), IDIOTICE, FALAR QUE QUEM NÃO ESTÁ A FAVOR ESCOLHER ESSA POSIÇÃO POR EXIGIR ORGIAS DE FERIAS, ISSO É BURRICE, VOCÊS ESTÁ NA NOSSA PELE PRA SABER O QUE VAMOS PERDER COM ISSO, ESTOU DE ACORDO COM TUDO QUE A NATALIA FALOU!

INTERESSANTE TAMBEM CITAR QUE AQUI NÃO APARECEM OS CASOS QUE AGRESSÃO FISICA E VERBAL PARTIDAS DE ALGUNS ACADEMICOS DE ENFERMAGEM. AINDA OS LITROS DE BEBIDA ALCOOLICA QUE LEVAM PRA AUXILIAR NO MANIFESTO! QUE FORMA BELA DE PROTESTAR!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Casimiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Direito UFMA Imperatriz disse...

Resposta a mais um comentário desvairado da colega clície:

Carissíma,mais uma vez você peca em suas afirmações,fica patente a sua absoluta incapacidade de possuir ao menos um minimo de hombridade que lhe permita reconhecer o erro que cometeu,o que seria uma atitude nobre,pois reconhecer seus próprios erros não denota fraqueza,fragilidade.Pelo contrário tal atitude iria em muito contribuir para o seu amadurecimento.Mais uma vez você genelaraliza,pois existem várias pessoas contrária ao movimento que sequer tomaram conhecimento desse texto que você afirma ser ofensivo.Logo, você que se julga demasiadamente superior aos outros deveria ter a sagacidade de realizar a distinção entre os que não apoiam o movimento,para não correr o risco de cometer os absurdos que anda cometendo.Confesso que errei,confesso como você mesma afirmou que minha luta é vazia,não possui a minima razão de ser,pois por mais inacreditável que possa parecer havia no mais recôndito do meu pensamento um resquício de esperança que me fazia acreditar na possibilidade de você reconhecer a própria ignorância,pura quimera.Mas, ainda posso me redimir,não proseguindo com essa discução que se mostra tão infrutifera diante da constatação de sua limitação,em razão disso não mais perderei meu sagrado tempo tentando amenizar as suas burrices que ofendem pessoas dignas,merecedora de todo o respeito.Aproveitando o ensejo,não poderia deixar de lhe dar uma dica:querida,seu vocabulário limitado,eivado de uma pseudo razão não intimda a ninguem,não me impressiona,insisto em afirmar que deve respeitar seus pares e sobretudo saber distinguir a pessoas não favoráveis ao movimento,pois a divergência de idéias não é razão para sua agressividade.Afinal a ditadura acabou,nossa égregia constituição assegura a todos o direito de externar seu pensamento......

Ao movimento,muita sorte,só não me incomodem mais as quatro horas da madrugada,para comprar panelada para vocês......brindera,se for panelada podem convidar

PEDRO ROCHA

DJ Masa disse...

A colega Clicia iniciou seu discurso com "Há muitas pessoas que pensam que tudo se resume a seu mundinho simplório e superficial."

Porque alguns se ofenderam com as palavras dela? Carapuça servindo, quiçá? Não a vi citando ninguém em particular...

------
Os acadêmicos do primeiro período de Jornalismo reclamam que queriam terminar ao menos o período... mas parecem não se lembrar que o professor da disciplina de Teorias da Comunicação deu uma escapulida afirmando ter conseguido sua tranferência (sem de fato a ter), e não seria possível pra eles concluir as horas restantes tão logo, certo? (No mínimo, com paralização, podem esperar ele voltar... ou quem sabe o processo dele ande e a outra professora consiga resolver os trâmites burocráticos em São Luís pra poder vir dar aulas...)

Unknown disse...

PRA QUEM NÃO SABE AINDA, O PROFESSOR DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO COMPARECEU ONTEM AO CAMPUS II, E NO MESMO PASSO QUE VEIO DEVE TER VOLTADO POR CAUSA DA BELÍSSIMA GREVE FORÇADA!
AGORA SIM...É CERTEZA QUE ESSE PERIODO NÃO TERÁ FIM, PORQUE SO AS FORÇAS DO ALEM SABEM QUANDO ELE VAI VOLTAR DE NOVO!

DIGO E REPITO: EGOISTAS...NOS SEREMOS OS UNICOS PREJUDICAS!!!

AGORA SOU ESTRITAMENTE CONTRA ESSA PORCARIA DE PARALISAÇÃO!!!

SO LAMENTO!!!

Capitão Décio Nascimento disse...

É uma vergonha
O que esta acontecendo é a falta de humildade entre as duas partes. Mas creio eu, que os anti manifestação estam pensando em seus interesses particulares deixanda assim de lado um patrimonio que é muito mais importante que uma meia duzia de pessoas egoistas e sem falar que eles não tem o que argumentarem e o mais "FODA" é o fato de que tais pessoas que se dizem tão inteligentes não estão lembrando que aquele barraco velho (UFMA) vai cair a qualquer momento em cima das preciosas cabeçonas de você e concluindo isso vai ficar para gerações futuras( filhos, sobrinho, netos e etc...) ou vocês são tão individualistas ao ponto de não querer ter filhos?

Ahhhh... Eu também só lamento... rsrs...

Um otimo final de semana!

Unknown disse...

Capitão Décio...

CONCORDO, TAMBÉM ACHO UMA VERGONHA, POR ISSO MESMO RESPEITEI O MOVIMENTO E APOIEI! VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO DEVE SABER A FORMA QUE A MINHA TURMA FOI INSULTADA E AGREDIDA (VERBAL E FISICAMENTE) POR CAUSA DA PARALISAÇÃO. NOS ESTAVAMOS DE ACORDO COM A MELHORIA DO CAMPUS, E ATÉ LUTANDO PELAS CAUSAS DA TURMA DE ENFERMAGEM, NEM NOS PREOCUPAMOS TANTO COM NOSSOS PROBLEMAS PORQUE SÃO MINIMOS PERTO DOS PROBLEMAS QUE ELES ESTÃO TENDO, MAS QUEM TA PRECISANDO DO APOIO DEVIA SIM TENTAR ENTENDER AS DEMAIS PARTES, ASSIM COMO NOS ESTAVAMOS ENTENDENDO A DELES ATÉ O EXEMPLO DE DESRESPEITO QUE ELES MOSTRARAM PARA COM A GENTE.
EU ACHO QUE OS UNICOS QUE ESTÃO PENSANDO EM SEUS PROPRIOS INTERESSES SÃO ESTES QUE NOS FALTARAM COM O RESPEITO, TANTO QUE PRA MIM ESSA PARALISAÇÃO É OTIMA (POIS FAÇO OUTRO CURSO,TRABALHO) MAS SEI QUE PRA MAIORIA DOS MEUS COLEGAS DE TURMA VAI SER PREJUDICIAL, E LUTO PELA CAUSA DELES, JA QUE PELAS NOSSAS NINGUEM ESTA POUCO SE LIXANDO!

=*

Unknown disse...

Hum, será que os manifestantes se doaram as orgias do fim de semana? Ou será que nada aconteceu no dias de ontem?

A indagação paira no ar!!!

Luana Barros disse...

caros colegas do I PERIODO de jornalismo...nao adianta vcs terminarem suas disciplinas desse semestre,sendo que com certeza se atrasarão nas do III PERIODO,ja que a minha turma esta sem 2 disciplinas,uma por falta de laboratorio(produçao visual) e outra por falta de prof....
sera se nao vale a pena as reinvindicações...?
acho que sim

Luana Barros disse...

'Ah,nao me digas que concordas comigo.Todas as vezes que as pessoas concordam comigo tenho sempre a impressão de estar errado" Wilde

Natália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

legal o comentario do blog de direito
estah mais do que na hora de denunciar a situaçao em que esta universidade se encontra
por ser federarl eh tao maxa qndo a gente passa no vestibular e as pessoas ficam impressionadas, nos parabenizam
e ao mesmo tempo sofremos preconceito por parte de outros universitários principalmente os da rede particular por esta instituição estar sucateada...
eh um direito de todos a qualidade de educação garantido pela constituição e todos deveriam usufruir deste direito!!!
então reclamar e xamar a atençao das autoridades e da cominidade eh o mínino que podemos fazer.

Unknown disse...

i